Viagem ao Canada

Wednesday, May 03, 2006

Copepodos gigantes!!!


Bom, para quem conhece meu animal de estudo, a Acartia tonsa com menos de 1mm, sabe que trabalho com uma criaturinha um tanto minuscula. Hoje foi um grande dia, conheci meu copepodo canadense Calanus hyperboreus que eh muuuuuuuuito grande, uns 8mm (nao esquecendo que nessa vida tudo eh uma questao de com que estamos comparando, nesse caso com a Acatia...). A bichinha eh tao grande, que era dificil faze-la entrar na pipeta. Ela ficava lah, com suas anteninhas bem abertas ficando assim mais largas do que o buraquinho. Fantastico, passei um dia triando amostra de plancton, toda feliz. Outra peculiaridade eh que ele adora frio, eu podia ficar a temperatira ambiente por uns 10-20 minutos. Entao tinha que trabalhar com muito gelo, experiencia nova. Adorei o pequeno grande copepodo!!! Pra minha sorte, o cara dos copepodos eh muito legal e fala ingles, ufa!!!

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Feliz Aniversário, Du!!! Embora um pouquinho atrasado, mas espeo que ainda em tempo.... Saudade docêis!!!!

8:32 am  
Anonymous Anonymous said...

Gisa!!! tira uma fotinha "de close" do teu novo bichino preferido.... hehehe beijokas

8:34 am  
Anonymous Anonymous said...

To vendo q tua relação com teu parceiriiinho de lab o tal de copepodo!!começou bem,boa sorte na sequência do trabalho!!!!Muito legal a festa de niver do cunhado, parabéns mais uma vez e boa viagem pelas águas Canadenses!!Té mais,infinitos beijos....

9:02 am  
Anonymous Anonymous said...

Que legal esse copépodo! Manda uns pra mim, acho que vou trocar pelas acartias! Não precisa de lupa, nem de câmara clara. E nem de potinhos pequenos de plástico!

Feliz aniversário pro Duzu!

Ah, noite passada sonhei que vocês tinham voltado!

Beijocas!

11:20 am  
Anonymous Anonymous said...

nooossssa, gigaaante esse copépodo, heim? 8 mm??? Hehehe. Comparado com a acartia é grandão, mesmo!
Aproveita por aí!
Bjs
carine

7:08 pm  

Post a Comment

<< Home