Viagem ao Canada

Wednesday, July 12, 2006

Mate!!!


"Entrei numa roda e me deram uma coisa pra provar. Uma erva galega, esverdeada e gostosa de chupar. E da barato sim, e da barato sim, e da barato sim eo e da barato sim, vai bem com tudo é bom pros rins e da e da barto é Chichichi chimarao crioulo liga como o que, chimarao crioulo melhor que muito gerere..." Salve o Nei Lisboa com sua cantoria e três vivas para a Bibolina que me mandou o mate e até chá de boldo, que delícia.
Viram a mateira que arrumei por aqui, lindinha que só e é perfeita, veio com a térmica, potinhos para por a quantidade exata de erva para uma cuia e lugar para cuia, bomba e porta cuia. Amanha vou me exibir com a minha colega argentina, a Irene. Todos os dias tomo mate no fim da tarde, logo que chego do laboratorio. Hoje inventei de levar para a estaçao e o francÊs quis provar, daí foi aquela violência com meu mate, tirou a bomba, mexeu em tudo, só faltou fazer borbulhas na água.
Ah, a minha foto estranha foi do primeiro mate, logo que chegamos de Quebec.
Agora é fazer render os 3 meses!!! Valeu Bibaaaaaaa!!!!
Ah, também tem aquela musiquinha "Eu quero um chima, chima chimarao pra matar a sede da tradiçao". Alguém sabe mais uma....

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

GISAAA .... Linda a mateira ... embora eu nao sejeeeee apreciadora de tal iguaria... achei muiiiito massa... e bom te ver feliz prenda com teu chimas !!!
Ultra beijo
Saudades
Ana

7:06 pm  
Blogger Carla Gonçalves said...

Tem aquela que ganhou música mais popular do 1o. bicuíra da canção nativa que se chama Prosa de mate, e conta a história de um filho e um pai ligados pelas tradições, diz assim:
" quando sismado me abanco, para alguns goles de mate, sempre a saudade me bate, transformando em nostalgia, as coisas do dia-a-dia, comuns de um veterano, que sentindo o peso dos anos, já não tem mais alegrias"

e o filho responde:
" não digas isto meu pai, meu velho e querido amigo, pois estou junto contigo, e se te sentires aflito, bombeia e prende-me o grito, que eu dou um tempo na lida, pois enquanto eu tiver vida, tu não vais matear solito"

e diz mais:
" que lindo agora meu pai, nós os dois a matear de mano, eu moço e tu veterano, unindo força e experiência, pra não cair em decadência, os costumes dos rincões, nosso culto as tradições e o amor pela querência"

claro que só em ler estas linhas a bobona aqui fica com olhos rasos d´água.

Saudades, de quem te admira,
Carlinha

10:44 pm  
Anonymous Anonymous said...

Lindona tua chimarrita!!!! Curte bastante o mate, que "de repente" pode ser que chegue mais erva!!!???? ;)

Bjão!!!

11:44 am  

Post a Comment

<< Home