Viagem ao Canada

Sunday, July 09, 2006

Terceiro dia de Festival: Pierre Lapooooooointe!!!


Querendo ler a historia do Festival pelo comeco, voltem 5 postagens, comeca na que diz Festival d'été de Québec!!!

Nosso dia começou com mais música do mundo, mas sem bateria na máquina para tirar fotos. Teve um grupo português, Dazkarieh, tbém no estilo musica do mundo, bem legal. Depois veio Marco Calliari, o cara é aqui de Rimouski, filho de italianos, começou cantando metal, nao deve ter feito sucesso e começou a cantar em italiano. Um estilo meio rock meio musica típica da Itália, um prato cheio para o estilo Quebec. Muito doido, muito alegre e o pessoal de Quebec adora, também cantaram as musicas em italiano, público poliglota esse... Do Calliare corremos para o Parc de la Francophonie, onde cantaria Pierre Laopoooooointe. Bom, devem ter notado que sou fa. Na real o carisma é porque foi o primeiro cantor de Quebec que descobri, por acaso olhando os CDs numa loja. Nao tinha a menor ideia de quem ele era e de que ele fosse famoso por aqui, mas adorei a música desde a primeira vez. Segundo nossa professora de francÊs, um grande poeta, aos 24 anos fazendo musica com muita maturidade. A banda do cara é fantástica, com varios tipos de instrumentos de de corda e é claro, piano. Ele toca piano desde criança e boa parte do show foi ao piano. Amei cada musica, como quem escuta algo que só estava no imaginario, muito legal. O show foi num parque grande, pessoas de todas as idades, de bebês a senhoras de idade. Também deficientes fisicos e meninas enlouquecidas pelo "chuchu da Radio Canada" (creio eu que o chuchu tenha o mesmo sentido que no Brasil). Todos la, alguns sentados em toalhas no chao, outros mais proximos do palco, mas nada de empurra-empurra pisa-pisa. Era até estranho, cada um escolhia seu lugar, nao havia aquela disputa de colar no palco e a galera lá, dançando, cantando e pulando, como em qualquer show. Fim do Festival para nós. No domingo só curtimos a Cidade velha. Ah, esqueci de comentar, no albergue deveriam ter uns 30 brasileiros, legal escutar portugues no meio de tanto ingles, frances e japones. O albergue era muito legal, gigante, com tudo que um alberque deve ter, como segurança, conforto, bom astral e gente do mundo todo. Foram 4 dias deliciosos!!!

4 Comments:

Blogger Tabá said...

Li tudo sobre o Festival e fiquei com vontade de estar junto. Sou fã de Música do Mundo, gosto de conhecer novos ritmos e novos sons. Só não sei se ia aturar as patricinhas e mauricinhos brasileiros salientando-se. Em geral brasileiro quer impor sua alegria e descontração aos outros povos achando que eles não sabem viver e acabam desrespeitando os costumes locais. É como tu ires na minha casa e levares discos de pagodão e sertanojo achando que eu não sei escutar música...Sou um CHATO... :c)

6:58 pm  
Anonymous Anonymous said...

Gisa muito massa tudo!!
So faltou a foto do albergue!! eu adoro albergues... e eh bem isso q tu falou : segurança, conforto, bom astral e gente do mundo todo, culturas diferentes reunidas em um so lugar!! Ahhh e por um preço bemmmmm barato!!!

bjs
Ana

12:39 pm  
Anonymous Anonymous said...

Grasi, que massa esse festival em? Deve ter sido bem legal ver esse povo todo valorizando nossa musica. Ah, eu adorei o Claude, ele é muito gente boa! To doida p trabalhar c ele, adorei a palestra que ele deu no congresso. Quem sabe eu crio coragem e faço alguma proposta, por enquanto vou fazendo meu trab aqui que ainda falta um monte p terminar. Um bjo!!!

1:36 pm  
Anonymous Anonymous said...

Grasi eu to acompanhando de pertinho tua viagem e achando tudo o máximo é claro, como já te disse chego a rir e chorar sozinha na frente do computador! E esse festival então... que delícia, que loucura, dá uma baita vontade de ter estado lá tb!!! Tb conheci o Claude no ecotox e até fiquei feliz que eu conseguia entender o que ele falava hehehehe!!! Beijão e tudo de bom aí pra vocês!

12:04 pm  

Post a Comment

<< Home