Viagem ao Canada

Sunday, August 27, 2006

Nós vimos!! Nós vimos!!! Baleias, belugas e foquinhas!!!




Este sábado fomos para Reviére-du-Loup. Às 9:30 chegamos lá, uma cidade muito lindinha a 1h e meia de Rimouski. Passamos a manha conhecendo a cidade que tem um centro histórico todo lindo. Tem uma pracinha com um chafariz com uma foca jorrando bolhas de sabao, tentando imitar a neve, bem engraçado. Passamos por uma padaria artesanal deliciosa e por uma loja de sabonetes, tambem artesanal, comprinhas. Mas o grande momento estava marcado para 1h da tarde, o passeio para ver mamíferos marinhos.
Quilômentros de caminhada para chegar na marina, devemos ter caminhado mais de 10 km aquele dia. O lugar é muito lindo, o "mar" já está bem mais estreito nesse ponto, com lindas montanhas verdinhas. Bom, antes de entrar no barco, mais preocupada que ver baleias eu estava com o meu estômogo... Minha experiência com embarques é grande, mas minha experiência em passar mal também. Mas por sorte o céu estava lindo, sem vento e o mar lisinho e graças a Deus, nao tivemos problemas do gênero!
Logo na saída a guia do barco foi avisando, vamos ver animais selvagens, livres, entao eles podem ou nao cruzar nosso caminho... mas logo nos primeiros 15 minutos um grupo de belugas. Quase chorei, um sonho realizado, ver as branquinhas!!! Claro que nao foi muito de perto, as belucas sao endêmicas da regiao e estao ameaçadas, entao as regras para os barcos de turistas sao rigorosas. Dai é contar com a sorte que elas venham por livre e expontânea vontade para perto do barco, mas no geral, elas fugiam. Só as víamos nadando, mas foram dezenas de belugas, entao o número compensou a distância.
O ponto central do passeio foi depois de quase 1h navegando, era em frente ao fiorde, um local muito lindo. Lá todos os barcos de turistas se encontram e muuuuuitas baleias também. Para todos os lados que se olhasse lá estavam elas, as neguinhas encantadas (lembranças dos tempos das jubartes de abrolhos). Os barcos se comunicavam por radio e cercavam os grupos. Tipo uns 5 barcos com os motores desligados e daí era torcer para que elas escolhessem o teu lado para passar. Com as baleias as regras sao de 100 m de distância, daí tem que desligar o motor e esperar. Tivemos muita sorte, algumas vezes elas vieram para o nosso lado do barco. O momento mais emocionante foi quando uma Mink mergulhou por baixo do barco bem na minha frente, deu pra ver ela todinha pelas águas transparentes, meu coraçao disparou. Mas nao foi só eu, era a galera correndo de um lado para o outro, eufóricas vendo as gigantes!!! A grande maioria das baleias que vimos eram Minks. Vimos também a gigante Fin, a segunda maior depois da baleia Azul. Focas tinham muitas e ficavam nadando na nossa volta, curiosas e sem medo. Foram 3h e meia de alegria. Nao tiramos muitas fotos, é difícil fotografar baleias e golfinhos... e quando elas estavam bem pertinho do barco nós estávamos muito eufóricos para tirar fotos. Às 10h da noite estavamos em casa, cansados, mas felizes, com a mente cheia de belas imagens e boas histórias pra contar. Nós vimos, nós vimos!!!
p.s. botei a foto de dois postais pra vocês poderem ver melhor as belugas.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E aiii Gisa muito massa todo esse passeio...
Eu passei o fim de semana em POA... provinha basica de Español e um rodizinho muiiiiiiiito bom de sushis!!!!!
beijos
Saudades
Ana

5:44 pm  
Anonymous Anonymous said...

Oi Gisa!!! Oi Du!!!! estou acompanhando o blog, e curtindo cada momento como se estivesse aí com vocês!(dentro do possível e imaginável, não é??!!) só não dá tempo para parar e fazer muitos coments... saudades!!! Um beijão!!

5:46 pm  
Anonymous Anonymous said...

O Gisa o sushi era livranca totallllll!!! junto tinha rodizio de massas carnes e saladas q eu nem comi obvio!!!
E tu sabe qto eu paguei??? R$13,00
HAHAAHAHAHAHAHAH temos q combinar de ir la!!!!
Mas esse preco eh so pra mulheres durante os dias de semana!!! se nao eh R$26,00!!
beijossss

12:13 pm  
Anonymous Anonymous said...

nossa Titi, delicia total!!!
aqui o buraco é mais em baixo, 15 dolares por uns 15 sushis... mas eram categoria. mas os teus estavam com cara de deliciosos também!
beijo

11:04 am  
Anonymous Anonymous said...

Oi, Nós não nos conhecemos. Isabel Chaves, Bel ou Biba para os íntimos, me "trouxe" ao blog de vocês. Em 1998, morava em Washington, DC, e fui de carro ao Canadá. Meio sem planejar, acabei em Riviere du Loup e fiz este passeio que vocês também fizeram. Quase pirei com as mink! Sem palavras. Abraços e que continuem aproveitando! Telê

8:09 pm  

Post a Comment

<< Home