Viagem ao Canada

Tuesday, September 19, 2006

Viagem à Gaspésie!!


Pra quem quer saber exatamente onde fomos, voltem uns dias no blog e cheguem naquele mapinha que colocamos. A regiao de Gaspésie é toda essa ponta do “dedo” que forma no lado leste de Quebec. Nosso destino final Percé, um pequeno e lindo balneáreo bem la na pontinha. Fomos com o casal Ane-Marie e Bernard Sainte-Marie (o chefe do Duane).

A estrada que pegamos vai contornando o mapa a beira-mar (primeiro grupo de fotos). A paisagem é simplesmente linda e durante as sete horas de viagem paramos diversas vezes para bater fotos ou admirar o caminho. No início a paisagem é bem rural, com pequenas cidades com suas belas casas e pequenas plantaçoes. Contrastando com a visao bucólica apareceram “les ailes du vent”, essas hélices para produçao de energia. No início parece bem bonito, mas depois tu vês que estraga totalmente o visual da regiao.
Depois de rural a estrada passa para bem litoral, com belas montanhas a beira-mar e mais belas e pequenas cidades. Antigamente o povo da regiao vivia da pesca, mas agora a pesca faliu, entao sabe-se lá do que vivem alí, no meio do nada. A estrada que pegamos foi construída a nao muito tempo, entao era uma regiao super isolada. Para alegrar o caminho apareceram belas e grandes surpresas no mar, baleias enormes viajando para algum lugar! Passamos também por belas montanhas repletas de florestas, com um colorido que parecia uma pintura, diferentes tons de verde, com pontos amarelos, laranjas e vermelhos, sinais do outono.

Aí por 3h da tarde chegamos a Percé. A cidade é pequena e bem bonitinha, totalmente voltada ao turismo. Surpresa foi quando chegamos ao nosso quarto do hotel (o segundo grupo de fotos), todas as janelas voltados para o mar, dando aquela impressao de estarmos flutuando na água, de tao próximos do mar. Uma das janelas dava para uma bela ilha onde nascia o sol e a outra para a imponente Rocha Pérce, razao da popularidade do balneário. Nao só imponente mas bela, mudando de cor conforme a hora do dia e com sua pontinha quebrada e um furo no meio (há registros antigos, do tempo que o descobridor do Canadá - Jacques Cartier - chegou a Percé, que eram 3 furos, mas que aos poucos a rocha foi rompendo nesses locais, restando agora apenas 1 furo). No fim do dia, depois de uma bela caminhada pela praia, nos reunimos para tomar uma cervejinha no nosso quarto, nada nada mal. Papos divertidos com a boa cerveja quebecoi e a vista e que vista...
A noite saímos pra jantar num restaurante delicioso, aqueles com entradas 1, 2 e 3, prato principal, sobremesa e um bom vinho. Tudo delicioso!

No outro dia acordamos cedo para repetir o passeio na praia em frente a rocha e também fomos a procura de outras visoes da cidade, mais do alto (grupo de fotos 3). A praia é diferente das nossas, nao tem areia e sim pedrinhas de vários tamanhos, todas muito lisas, ano após ano lapidadas pelo mar. A visao é linda, ficamos um bom tempo sentados a beira da praia, admirando a paisagem, os passaros... Os rapazes Duane e Bernard ficaram a brincar de tocar pedras na água, eu e Anne-Marie sentadinhas a curtir a tranquilidade do lugar.

Foi um passeio inesquecível e o mais sonhado desde que chegamos a Rimouski. Um lugar lindo, mas muito distante e que certamente será difícil uma nova oportunidade de visitar, a nao ser que voltemos a Rimouki um dia, quem sabe...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home