Viagem ao Canada

Sunday, June 25, 2006

Trilhas de Rimouski!!


Como diriam Samy e Indi, hoje fizemos uma trilha!!! Todos os dias olhávamos para a ilha mais próxima da cidade com aquela vontade de conhecer. Bom, a ilha é a que está bem na pontinha do meu dedo na foto. A caminhadinha foi uma delícia, 15 Km. O nome do caminho ou trilha é "Littoral". Passa por uma bela mata na beira do Saint-Laurence, que aqui em Rimouski é meio mar meio estuário, a água é salgadinha, salinidade 27 (se olharem naquele mapa que colocamos outro dia, podem ver que estamos como numa abertura do continente por onde entra o mar). Ao fim da trilha chegamos em frente a tal ilha. Bom, na maré baixa da pra cruzar e passar pra ilha, mas lembrei do meu amigo Yves dizendo "se cruzares no horário errado terás que esperar a próxima maré baixa pois podes nao conseguir voltar". Como nao tinhamos noçao de que horas a maré começaria a subir ou se já estava subindo, olhamos olhamos mas nao fomos. Ficamos nos imaginando até o fim do dia com uma fruta pra cada um na mochila, sem casacos e etc... Bom, seguimos a linda caminhada na beira da praia. Encontramos casas gigantes lá no meio do nada, ai que invejinha... o lugar é realmente muito bonito. Na volta vimos que se tivessemos cruzado para a ilha teriamos no mínimo trabalho pra voltar, a maré já tinha subido bem. Foi ótimo, pernas cansadas, rostos vermelhos do sol mas cheios de boas lembranças do belo caminho (ou "trilha").

Chegou o verao!!!


Finalmente um fim-de-semana de sol, perfeito pra relaxar depois da dura semana no laboratório. O sol estava radiante e os canadenses começam suas férias de verao. Este fim de semana comemoraram a "Fête Nationale de Quebec" e Saint-Jean-Baptiste (creio que o nosso Sao Joao). Aqui em Rimouski tiveram shows no parque Beausejour e lá fomos nós. O parque estava bem cheio, tinha uma apresentaçao de malabares com piadas. Bom, das piadas nao deu pra rir pois eram em francês, mas foi legal. No fim da tarde fomos caminhar na beira do Saint-Laurent em frente de casa. Nesses 3 meses a paisagem mudou muito por aqui, a neve sumiu faz tempo e agora tudo é verde. Parece que as plantas aproveitam pra vir com toda a força, pois o tempo de sol por aqui é curto. O biólogo Duane fazia suas observaçoes e eu a tirar fotos. Muitas algas e outras plantas tomam contam de toda a margem, é bem bonito. Numa das fotos vocês podem ver grandes pedras no meio da água. Pois é, descobrimos que elas nao faziam parte da paisagem, foram carregadas pelos blocos de gelo e quando o mar degelou, elas ficaram por ali, legal né!!! Foi otimo, o dia terminou em pizza!!!

Saturday, June 24, 2006

Um dia radioativo!!!


Finalmente chegou o dia motivo de minha vinda ao Canadá e para o qual me preparei por 3 meses com curso, treinamentos e testes. Bom, foi um dia muuuuito longo, estressante e cansativo, 13 horas de trabalho com intervalos de 10 min. Mas a equipe de trabalho foi ótima!!! Claude Rouleau (meu orientador), Yves (o Robaldo canadense), Sylvie e eu. Todos trabalharam muito e sem parar, mas o principal, com um humor ótimo, sorrindo e brincando do início ao fim. Nas fotos (de cima para baixo e da esquerda para direita): o trio radioativo no laboratório velho; a maravilhosa imagem na tela do computador dos copépodos radioativos; o próprio 64Cu no vidrinho; eu sendo mrcada por Claude com a fita indicativa de material contaminado com radioatividade; o Claude e eu pré-experimento; eu séria trabalhando com meus copépodos; maquina de gelo seco (adoro esse momento, deixa o laboratório com cara de filme de ficçao científica); Sylvie no gama counter no laboratório novo (fantástico); eu fazendo um bloco de copépodos. Bom, pra quem nao acompanha minha tese pode nao estar entendendo nada, mas saibam que esse foi o dia mais longo, cansativo e importante até agora na minha estada Canadense. Cheguei em casa com uma dor de cabeça das de matar e com o estômago revirado. Agora é esperar que venham outros dias como esse, com novos bons experimentos e resultados.

Sunday, June 18, 2006

Sushi!!!


Finlmente... Ontem terminamos de comprar o material necessário para o sushi: arroz, alga, wasabi, manga, cani, aipo, pepino, cenoura, shoio, vinagre... Depois dessa fase importante fomos consultar dicas de Titina e páginas na internet, pois fazer o arroz e o tal rolinho parecia um mistério. Achamos um site ridículo com o tal de Sushi Maágico. Vendiam forminhas e esterinhas de plástico para facilitar o trabalho, o Duane até se animou na compra. O Du preparou o arroz e acho que eu até me saí uma boa sushi girl, e preparei uns sushis bem bonitinhos. Outra grande alegria foi nao ter que brigar com Kiti e Camila por uma grao de arroz, pude comer meus muitos sushis, bem tranquilamente. Foi sushi no jantar e hoje sushi no almoço. Comemoramos a vitória brasileira com sushi! Acho que a noite vai rolar mais, sushi até enjoar!!!

Wednesday, June 14, 2006

World Cup!!! What????


Pois é, aqui ninguém sabe que ta rolando Copa do Mundo, ou se sabe nao da a menor bola. Também, os canadenses só foram uma vez pra Copa... Antes do jogo éramos Duane e eu na maior alegria, com blusa com Brasil escrito e ninguém para conversar. Curtimos o jogo, gritamos, pegamos tudo com Brasil que tínhamos na casa, compramos uma cervejinha... pena que o jogo nao foi aqueeeeele jogo. Tipo o Ronaldo que nem uma batata mole parada. Mas o Ronaldinho correu bastante e o Kaká fez o bendito gol. 1 x 0 nao é aqueeeele placar, mas da pra dizer, ganhamooooos!! No outro dia, nada, ninguém pra comentar do jogo. Só o meu colega tinha alguma idéia, até sabia o nome dos jogadores e suas posiçoes, mas nao viu e nem acha que verá os próximos jogos. Mas tudo bem, mesmo assim eu e Duane estamos curtindo. O Duane ve todos os jogos que pode, le tudo na internet, escuta radio pela internet, eu só vejo os jogos do Brasil mesmo. Agora é torcer pra que a gente mate bonito a Austrália no domingao!!! A Copa do Mundo é nossa, laralarala.... Tao rolando umas musiquinhas aí no Brasil?!!

Tuesday, June 13, 2006

Dia dos namorados!!


Bom, aqui no Canadá nao é dia dos namorados, o santo é outro e, pelo que entendi, o Santo Amtônio é tipo Sao Longuinho pra eles, pedem para o santo ajudar a achar coisas, mas nao marido, hehehe. Eu e Du fizemos uma jantinha pra lá de deliciosa, com um creme de alho poró e depois um vinho francês delicioso (estamos chiques, só vinho francês agora...) com uns queijos diferentes e o clássico baguete! Pra fechar um sorvete especial, também delicioso. Um feliz dia dos namorados para todos os casais brasileiros!!!

Sunday, June 11, 2006

Jantar com Marie-Claude!!!


Ontem foi nossa primeira "jantinha" na casa de amigos de Rimouski. Já comentei que aqui em Quebec as pessoas lembram muito os brasileiros no que toca ao carisma e receber bem. Todos que convivemos sao muito gentis e simpaticos. Também é um povo que luta para nao perder sua cultura de origem francesa frente a pressao do resto do país inglês. Sua lingua, música, comida, jeito de ser, parece que sao bem diferentes do resto do Canada. Minha colega Tati esteve por 8 meses no lado oeste do canada (inglÊs) e disse nao ter feito nenhum amigo, que ninguém dava muito papo. Aqui só digo que sao diferentes da gente por falarem com biquinho francês. Ontem o jantar na casa de Marie-Claude foi pra lá de bom e com um jeitinho francÊs cheio de charme. Ela preparou tudo! A primeira entrada foi escargot com queijo no forno... fiquei até meio assim assim quando ela falou escargot, logo pensei no mico da conchinha e tirar o bicho... mas já vinha sem concha, ufa! Depois partimos para queijos deliciosos com um baguete. O prato principal foi uma massa com vegetais (tomate seco, cogumelos, azeitonas, brocolis...)maravilhosa. Terminamos com um chocolate delicioso. Nós levamos um vinho francÊs que fez bonito tambem. O idioma da noite era ela tentando falar português, nós tentando o francÊs, mas no desespero pulávamos para o ingles, que ninguem gosta muito, mas que resolve. Levei um CD com musicas brasileiras pra ela e ganhei outro com musicas de Quebec e França, ou seja, muiscas em frances. O pior foi ela me apresentar umas cantoras brasileiras, muito boas por sinal. Foi uma noite alegre e deliciosa!!!

Monday, June 05, 2006

A Bela Quebec!!! (dia 3/6)


Neste fim-de-semana fomos conhecer Quebec graças ao super boa gente Santa Marie, o chefe do Duane. Nos levou de carro e ainda arrumou uma casa deliciosa de uns amigos para passarmos a noite, ou seja, turismo gratis!!! Chegamos na cidade com chuva, mas assim como os outros tantos turistas, aproveitamos a cidade. Como o tempo era curto, fomos direto para a parte mais linda, onde as construçoes históricas foram preservadas e ruas e mais ruas de passado viraram um grande cartao postal cheio charme. Quebec é uma das cidades mais antigas do continente, virou cidade em 1608. As fotos sao quase todas de Basse-Ville (Cidade-Baixa), que é a parte mais antiga: Uma vizita ao interior da Basilique Notre-Dame-de-Quebec; O Parc des Champs-de-Bataille, onde os ingleses venceram os franceses em 1759. O local era chamado de Planícies de Abraham; Ruas coloridas com belas charretes; Artistas expondo seus quadros nas ruas; Fortificaçoes que protegiam a cidade e seus elegantes portoes; Para terminar a noite com chave de ouro, fomos para um belo Pub e bebemos uma Guinness !!

Domingo em Quebec!!! (dia 4/6)


No segundo dia acordamos com um sol radiante, tao radiante que passei calor... Entao aí estao mais belas fotos: Ruas antigas; Uma loja com mil produtos a base do xarope de bordo ou maple syrup, extraído da seiva da árvore símbolo do canada; Château Frontenac é certamente o predio que mais se destaca na cidade histórica, um hotel de luxo com mais de 600 quartos que levou 100 anos para ser construído no século 19; Um lindo painel contando a história da cidade baixa; Place Royale, onde o fundador da cidade (Samuel de Champlain) fez o seu jardin e mais tarde o governador fez um mercado. É considerada a praça canadense com maior valor histórico; Terminamos o dia no Terrasse Dufferin, ao som de flautas e violoes, com vista para o Sao Lourenço e um sol delicioso. Adoramos Quebec e certamente voltaremos para aproveitar cada cantinho cheio de história.

Friday, June 02, 2006

Mais do ISMER!


Aí está meu local de trabalho diário, a Estaçao de Aquacultura na beirinha do mar. Temos fotos de frente e da bela vista: o mar, um gramado florido (lembrando que por aqui é primavera) e o Museu do Mar, que mesmo olhando pra ele todos os dias ainda nao dei uma espiadinha... to esperando pra ir com o Duane. Nos dias de sol os alunos almoçam todos juntos numa grande mesa de madeira na rua, curtindo a bela vista marinha. Os coitados aproveitam cada segundo de sol, pois o inverno é muito longo. Era isso, aí está a minha já entao querida Estaçao!!

Thursday, June 01, 2006

Gatinha simpática!!!


Essa é a gatinha mais simpática que já vi, é só chamar que a fofa deita e rola literalmente nas tuas maos. Ele é da vizinha argentina e como os primeiros apartamentos do prédio sao meio sub-solo, a janela fica na altura do chao e a gatinha sai para dar suas voltinhas. Ela é super pequenina e a primeira gata magrinha que vi por aqui, entao apelidamos ela e Petite, que a dona nao saiba... ao menos eu odiava quando a vizinha do Cassino chamava o meu gato Chaplin de Frajolinha, por mais que ele lembre o tal. Mas é com a Petite que matamos as saudades dos gratos brasileiros, todos os dias de sol.